Promoções
Tire o máximo proveito do seu chá ou infusão, seguindo as nossas sugestões:
 
Chá ou tisana, qual é a diferença?
  • Esta é uma dúvida comum. Um chá, para merecer esse título, tem de ter nos seus ingredientes folhas de chá "camellia sinensis". Chá verde, chá preto, chá branco, etc.
  • Todas as outras infusões obtidas a partir de frutas, ervas, cascas, que não contenham "camellia sinensis", são tisanas (ou infusões). "chá" de camomila, "chá" de tília, "chá" de cidreira, são na verdade Tisanas (ou infusões) e não, chá.
 
Todos os chás surgem a mesma planta?
  • Sim, de facto todos os "chás" (camellia sinensis) surgem da mesma planta. O facto de ser um chá verde ou preto ou branco, apenas depende do tempo de secagem das folhas. Embora, as colheitas não sejam feitas na mesma altura para todos os tipos de chá. Os chás Oolong e Pu Erh, são chás que passam por um período de secagem e fermentação
 
Existem Chás sem Teína (cafeína)?
  • Sim, existem chás (camellia sinensis) desteínados, assim como existe café descafeinado. No entanto, se a palavra "desteínado" ou "descafeinado" não fizer parte da descrição do chá, todos os chás têm um teor de teína. De forma geral, podemos dizer que quanto mais escuro for o chá, maior o seu nível de teína. Se pretende uma bebida quente ou fria, sem qualquer nível teína, apta para todas as pessoas, independente da idade, opte por preparar tisanas de frutos ou ervas (tendo cuidado para não escolher plantas estimulantes, como e erva-mate, por exemplo). Infusões de Rooibos são também uma excelente alternativa.
 
Rooibos é chá?
  • Não. Rooibos é uma tisana proveniente de uma planta sul-africana (Aspalathus linearis) que nada tem a ver com a planta do chá (camellia sinensis). Esta infusão não tem teína e é um excelente antioxidante, muito usada em regimes de emagrecimento. Pela sua cor é também conhecido como chá vermelho, embora não deva ser confundido com o chá vermelho Pu Erh, proveniente da planta Camellia sinenis
 
Uma chávena de chá tem a mesma "cafeína" que a uma chávena de café?
  • Não. 60ml de café expresso NÃO equivalem a 60ml de chá!
 
Quantidade de cafeína ou Teína por 100 ml:
  • Café expresso - 75mg* de cafeína
  • Chá preto - 19mg* de Teína
  • Chá verde - 9 mg* de Teína
  • Chá Branco - 6 mg* de Teína
  • *Valores médios, considerados como referência, mas que variam consoante a marca, e tipo de chá/café
 
Os chás e tisanas são todos preparados da mesma forma?
  • Não. Cada tipo de chá ou tisana deve respeitar dois critérios: temperatura da água e tempo de infusão.
 
Existem 3 formas particulares de preparação:
 
Por INFUSÃO: colocar água quente em cima da planta e deixar em infusão. O tempo de infusão depende do tipo de planta ou fruto utilizado. Este é o método tradicional de preparação de chás e tisanas. Em vez de chá ou tisana, também se pode usar o nome geral "infusão". Infusão de ervas (camomila, por exemplo), infusão de frutos (cascas de limão, por exemplo), infusão e chá verde.
 
Por DECOCÇÃO: Este método é usado em raízes, cascas e talos. Consiste em colocar o ingrediente em água fria , levar ao lume e deixar ferver entre 3 a 10 minutos. O recipiente deve manter-se tapado durante o período de arrefecimento.
 
Por MACERAÇÃO: Este método é normalmente usado para fazer licores e xaropes. Consiste em juntar as plantas picadas e amassadas com um pilão, a uma solução liquida. Água, álcool, azeite, etc. (dependendo do objetivo a alcançar). Este processo pode demorar entre 12h e alguns dias.
 
Qual é a melhor hora para tomar chás ou tisanas?
  • Todas horas são boas para tomar um chá ou uma tisana. No entanto, deve adequar a bebida à hora do dia. Por exemplo, não é conveniente que tome um chá estimulante 30 minutos antes e ir para cama nem uma tisana calmante nos momentos em que precisa energia.
 
Como devo conservar o meu chá?
  • Todas as plantas utilizadas em infusões, devem ser preservadas do calor, de diferenças acentuadas de temperatura e cheiros intensos. Guardar as plantas em latas herméticas e em local freso, seco e sem luz solar direta, é o recomendado. As nossas bolsas, se forem devidamente fechadas após uso, conservam o seu chá ou tisana em plenas condições.
 
NOTAS IMPORTANTES:
  • Os tratamentos naturais à base de plantas não substituem qualquer composto químico.
  • No caso de agravamento ou persistência dos sintomas, consulte sempre o seu médico ou farmacêutico.
  • Todas as indicações fornecidas sobre cada planta ou formula medicinal são a titulo sugestivo, retiradas de pesquisas, estudos científicos, cultura geral ou de conhecimentos ancestrais.
  • De acordo com a lei em vigor os produtos naturais e alimentos ainda não estão previstos na cura, diagnóstico e prevenção de doenças.
  • Se tiver a ser medicado é aconselhável consultar o seu médico ou terapeuta para mais informações acerca de possíveis interações com os seus medicamentos.

Visualização:

Lista
Mostrar:
Ordenar por:
Livro do Chá Matcha

O Livro do Chá Matcha Descubra os incríveis benefícios deste superalimento e saiba como ..

Chá Verde Japonês Matcha Bio - 70grs

Chá Verde Japonês Matcha 100% Biológico em bolsa de 70grs. Produto Biológico (Certip..